Pesquisa

Grupos de Pesquisa e Estudos do DAESO

APRESENTAÇÃO

A criação de um núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas na UTFPR surgiu em decorrência da necessidade de superação, através de medidas de enfrentamento do racismo, das mazelas derivadas dos quatro séculos de escravidão criminosa no Brasil. Surgiu ainda da necessidade de subsidiar a própria UTFPR na implementação das diretrizes educacionais voltadas para as relações étnico-raciais nos currículos acadêmicos. Os docentes responsáveis pela fundação do NEABI-UTFPR reagia contra a violência racial por meio do aprofundamento e difusão da consciência negra já antes de 2003. Mais tarde, em 2006, formalizou-se institucionalmente o núcleo.

OBJETIVOS

Tendo como objetivo geral contribuir criativamente ao debate da questão do negro e do índio na sociedade brasileira atual e, consequentemente atender às diretrizes educacionais previstas LDB, propõe os seguintes objetivos específicos:

1. Reunir pesquisadores de diversas áreas do conhecimento em uma perspectiva de trabalho interdisciplinar.
2. Desenvolver pesquisas geradoras de novos conhecimentos sobre a realidade da diáspora africana no Brasil, a África e sobre os povos indígenas do Brasil.
3. Criar e manter programas permanentes de ensino que possam complementar, especializar, avançar e ampliar a formação dos professores na temática estabelecida.
4. Divulgar o conhecimento sobre a diáspora africana no Brasil, a África e sobre os povos indígenas do Brasil.
5. Realizar intercâmbios com centros congêneres, na área acadêmica, no Brasil, na África e outros países que possuam uma cultura afro e indígena.

FACEBOOK: https://www.facebook.com/neabiutfpr

Blog NEABI UTFPR: https://neabiutfpr.wordpress.com/

E-mail de contato: neabiutfpr@gmail.com


APRESENTAÇÃO

Os SEMINÁRIOS FEF 2016 visam oportunizar a criação, na UTFPR, de um espaço permanente de divulgação e reflexão crítica acerca de conteúdos da tradição filosófica relevantes para as comunidades interna e externa por meio da difusão dos resultados recentes das pesquisas de palestrantes convidados.
Objetivam também destacar aspectos importantes dos conteúdos contemplados em disciplinas da área de Filosofia na Universidade e desenvolver tópicos usualmente não cotejados nas mesmas.
Pretende, assim, ampliar o leque de conhecimentos e de potenciais objetos de pesquisa disponíveis ao seu corpo discente e projetar a UTFPR, local e regionalmente, como um polo de referência no trabalho em torno da Filosofia e do seu ensino.

Facebook: https://www.facebook.com/filosofia.fef/